segunda-feira, novembro 08, 2010

O Dr. bem sucedido!

Há já 32 anos que se chamava Lourenço Silva.
Este nome ganhava outro sentido quando era acompanhado do título académico obtido ao longo de seis longos anos.
Na verdade, quem existia era o Dr. Lourenço Silva, porque o Lourenço desvanecia-se quando ultrapassava a porta da sala de espera do consultório médico.
Embora fosse uma grande figura do panorama clínico lisboeta, equiparava-se ao mendigo a quem dava esmola diariamente. Esta transformação sucedia por magia, logo que retirava o pedaço de tecido branco, colorido apenas pelas 5 canetas penduradas no bolso junto ao coração.
Coração, esse era o seu grande problema! Com a sua especialidade tratava do coração dos seus pacientes, sempre com grande mestria. Só não arranjava tratamento para o seu!
As únicas amizades, ligeiras, que conquistara eram a da sua assistente de 62 anos e de dois delegados de propaganda médica que o visitavam oferecendo congressos em troca de caixas de medicamentos de marca. Mesmo assim não eram daqueles amigos a quem ele tinha coragem de ligar para tomar um café.
Tinha estudado noites a fio e dedicado toda a sua vida a um sonho, no entanto após ter conquistado o patamar mais alto na sua profissão, olhava para todos os lados e via apenas o Dr. Lourenço Silva. O cardiologista bem sucedido, tinha como troféus um bom ordenado, um bom carro, uma mansão em Cascais e, mais nada...
Desperdiçara oportunidades atrás de oportunidades, amizades, sentimentos e convivências...
No meio de tudo o que toda a gente queria, não tinha a única coisa boa que consolava as pessoas razoavelmente felizes.
Normalmente chegava à conclusão dos erros que cometera, ao jantar, na grande mesa da sua sala de jantar com apenas uma cadeira ocupada.
Pensava nisso, após o jantar ao som de sua música clássica, acompanhado de um copo de whisky velho.
Esquecia todos esses pensamentos no momento em que encostava a sua cabeça na almofada.
E, voltava a ser feliz quando entrava no consultório no dia seguinte.

4 comentários:

Canez disse...

É incrível!!! Para algumas pesoas é quase impossível ter tudo!!!! Quando uma estabilidade financeira é buscada e alcançada, é porque houveram abdicações, mas quando não se abre mão de certas oportunidades interpessoais, a estabilidade financeira poderá não ser alcançada.Em fim, ou nos tornamos um amável pai de familia amigavel e fracassado ou nos tornamos um DR. solitário sem uma construção natural da vida: Amigos e família!!!!

IsaBelMontes disse...

Gostei do que li. Não sei se é de autor consagrado ou se de autor a consagrar-se.
Quantos de nós, às vezes, nem por materialismo, mas por circunstâncias de sobrevivência olhamos o espelho e estamos sós. Apenas nos sentimos «vivos» quando vestimos os trajes de uma profissão bem sucedida que escondeu o indivíduo que habita em cada um de nós.

Isabel Montes
http://isabelmontes-poemas.blogspot.com/

Laércia C. Medina disse...

Leitura interessante. Na verdade fiquei um pouco triste porque sinto que estou a seguir o mesmo caminho. Estou tão focada em querer tirar um curso de direito que até mudei de país deixando tudo para trás e estando em londres à quase dois anos ainda não arranjei uma vida social propriamente dita. Isto foi como que para me abrir os olhos e mostrar que ainda vou a tempo e posso começar agora, hoje, porque se deixar para amanhã, amanhã deixo para o dia seguinte. Não é tarde para si também, comece hoje também.

Dimas da Silva disse...

Muita injustiça nesse atual sistema mundial. Parece que para alcançar a dita "felicidade" a pessoa precisa "engolir" o mundo, e para tal é necessário que ela abra mão da família, dos amigos, das vontades juvenis e das emoções sadias para então abraçar valores do mercado de trabalho, que só levam à autodestruição.
Aqui no Brasil, muita gente está de saco cheio com esse mercado de trabalho exaustivo...

Ótima escrita.